Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de maio de 2013

NEVASCA EM SERTÃO (RS) EM 1965 !

............
O pior ainda pode estar por vir. No inverno de 1965, o jovem de 23 anos Jones Emerin dirigia um jipe na escorregadia e pedregosa estrada que ligava Sertão a Passo Fundo. Ele trabalhava para a firma Rüdinger, que abastecia as igrejas do Interior com artigos e publicações religiosas. Passado um pouco das 19h, sob uma chuvinha fina, que mais parecia gotas de gelo em suspensão, Jones encontrou um Fusca enguiçado na estrada. Roberto Helmut, um inspetor da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP) em viagem pelo Estado, pediu ajuda. Jones conseguiu uma corda e rebocou o Fusca de volta a Sertão.




 Carlos, Helmut, Jones e os carros cobertos de neve.
O frio apertou. Refugiados no hotel Antoniolli, eles resolveram ficar ali aquela noite.
 Na manhã seguinte, a surpresa: lá fora tudo estava sob uma grossa camada da neve que continuava caindo.  A nevasca durou todo o dia seguinte. Mesmo sob mau tempo, eles resolveram seguir viagem. Helmut iria de carona no jipe até Passo Fundo, em busca da peça para consertar  o Fusca. 
Mais um caroneiro, Carlos, se incorporou à trupe, que erroneamente deixou Sertão à tardinha.
 Eles enfrentaram a neve da estrada até a meia-noite, quando ficaram no meio do caminho, sem gasolina. Jones e Carlos, em busca de ajuda, se enterravam na neve.
 Passaram a noite num galpão cedido, depois de afugentar cães alvejando-os com bolas de neve. Secaram as roupas numa improvisada fogueira. Quando amanheceu, ganharam café, que levaram também para o companheiro que havia ficado no jipe e estava quase morto de frio. Depois, foram resgatados pelo padre Paulo Farina, que viajava em outro veículo.
Os outros, não sei, mas Jones, agora aos 70 anos, confessa que tem bronca de neve. Se puder, evita. O que começou com alegria e brincadeiras acabou muito sem graça. Xô, inverno!
        


  Belas imagens!

                                Imagens de arquivo- /Ermiro Dalbosco-fotógrafo da época em Sertão (RS)
                                Publicação de Zero Hora, de 23/07/2012


Complementando nesta data : 23/03/2017, com imagem cartográfica, enviada pelo amigo italiano, a localização de Sertão (RS).


Sertão - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário