Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dialogando com os guerreiros do Rio Xingu.






 Irmão Índio, sei da tua sina
eu ti tenho muita admiração
defendes as águas cristalinas
do Xingu que inspira canção

Erwin Kräutler, Bispo ousado
porque a enorme indignação?
-Meu rio está sendo matado
por belo monte de ambição

Megaron, guerreiro menino
porque tu insistes em resistir?
-Norte Energia é de assassinos
que só pensam em destruir

Linda Tuíra, valente pessoa
fale do Xingu pros versos meus
- Xingu, quer dizer "Água Boa"
e também a "Morada de Deus"

Munduruku, porque ocupas
o canteiro da construção?
-É que meu filho se preocupa
com o futuro da sua região

Raoni, tua razão não é pouca
veja com que pode acontecer
-eu sei, a rainha anda louca
e faz totalitarismo no poder

Sheyla Juruna, flor destemida
é melhor você se aquietar
-Nunca! O Xingu é minha vida
não tenho medo de lutar

Valentes menino e menina
porque essas tristezas faciais?
-É que querem fazer uma usina
na casa dos nossos ancestrais

Tataxinã, guerreira decidida
sabes que a rainha endoidou?
-É claro, pois além de genocida
esta louca rainha tucanou

Ribeirinho, eu estou distante
que posso fazer pra te ajudar?
- Denuncie o quanto antes
pois esta obra tem de parar

E se vocês ocuparem Brasília
e se apossassem do Paranoá?
-Jamais! Existem quadrilhas
que oPTaram em nos trair lá

Jetro Fagundes
Farinheiro Marajoara

                                           Imagem captada na  web.

2 comentários: