Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de julho de 2013

NEVE NO SUL DO BRASIL - julho de 2013



Rio Grande do Sul

O frio aumentou, mas a neve diminuiu no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 23. Segundo boletim do 8º Distrito de Meteorologia, o fenômeno ocorreu em apenas dois municípios da metade sul do Estado, Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul, e teve intensidade fraca. Como nas demais regiões o céu estava limpo, ocorreram geadas, qualificadas como fortes em Bom Jesus e Lagoa Vermelha, no nordeste, moderada em Santana do Livramento, no sul e fraca em Santa Maria, no centro.

A temperatura mínima da madrugada foi de 4,2 graus negativos em Cambará do Sul, no nordeste. Na segunda-feira, 22, com condições de umidade diferentes, a mínima chegou a dois graus negativos, também em Cambará do Sul, e a neve atingiu 12 municípios.

A previsão para os próximos dias indica que a neve não se repetirá. Mas o frio persiste e haverá geadas até sexta-feira, 26. A temperatura pode chegar a seis graus negativos na madrugada de quarta-feira, 24. A máxima não passa de 18 graus na tarde de sexta-feira, 26.

Paraná

Nevou em Curitiba e em alguns municípios da região metropolitana da cidade na manhã desta terça-feira, 23. O fenômeno, registrado na cidade pela última vez em 17 de julho de 1975, durou apenas alguns minutos e ocorreu em apenas algumas regiões da cidade.

A neve caiu entre 8h e 9h, principalmente na região Sul da capital paranaense. O Instituto Tecnológico Simepar confirmou que houve precipitação de chuva congelada com flocos de neve misturados. Na região metropolitana, o fenômeno foi registrado nos municípios de Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. Embora a neve de 38 anos atrás tenha sido mais forte, a desta terça provocou euforia na cidade.

O Simepar prevê queda ainda maior na temperatura de Curitiba e em todo o Paraná para o resto da semana. Na capital, a expectativa é de temperaturas negativas, mas não há previsão de ocorrência de neve.

Agência Estado


fio sul 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário